
Aqui vai: ouvi falar muito bem do livro vou ver se me dedico a ele nos próximos tempos:
A Saga de um Pensador, de Augusto Curry (http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=111965)
"Neste seu primeiro romance, o psiquiatra Augusto Cury narra a trajectória de Marco Polo – não o navegador e aventureiro veneziano do século XIII, mas um jovem que embarca na grande aventura que é a vida. Marco Polo é um estudante de Medicina, um espírito livre cheio de sonhos e expectativas. Ao entrar para a faculdade, é confrontado com uma dura realidade: a da insensibilidade e frieza dos seus professores, que não percebem que cada paciente é, mais do que um conjunto de sintomas, um ser humano com uma história complexa e única de perdas e desilusões. Indignado, o jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com perturbações psíquicas precisam de mais que remédios e diálogo – precisam de ser tratados como pessoas, como iguais. Numa luta constante contra a discriminação, Marco Polo vai provocando uma verdadeira revolução de mentalidades..."
Se lerem digam qq coisa, quando o terminar venho aqui "póstar" o que achei
3 comentários:
Ainda no sábado me falaram do livro, e não foi a primeira vez. Contudo, nenhuma das sugestões veio de um médico/aspirante a, por isso acho que vou esperar pela tua opinião :)
Fica então a opinião mais ou menos autorizada de quem já leu o livro: é muito cor de rosa, embora toque em alguns pontos pertinentes da relação médico-doente e estudante de medicina-doente, não é propriamente aquilo que eu chamaria um grande livro. Ah e é mais uma apologia da psiquiatria bem ao jeito (salvaguardando a óbvia diferença de estilos) de a Casa dos Deuses de Samuel Shem. Mas fico à espera da opinião do meu filósofo alemão preferido (as suas frases sobre o impacto, sobretudo financeiro, de alguns actos mais ou menos lícitos são absolutamente lendárias e dignas de figurar num livro de citações (entenda-se o livro de Curso). lol
Boas leituras
Enviar um comentário